A cama é a principal razão de um cômodo se tornar um quarto. É também um dos móveis mais indispensáveis de uma casa, sendo primordial a sua inclusão quando mobiliamos um lar. Afinal de contas, ter uma boa noite de sono é fundamental para que todos nós tenhamos um bom dia, certo?
Para saber qual é a peça certa para o seu dormitório, é imprescindível levar em conta uma característica importante: a metragem do ambiente. Independentemente do espaço ser pequeno, médio ou grande, sempre haverá uma solução perfeita para o seu projeto, já que contamos com diversos tamanhos distintos de cama disponíveis no mercado: berço, solteiro, casal tradicional, de viúva, queen e king.
Sabendo o tamanho ideal que você precisa, basta escolher o modelo perfeito para agregar na sua decoração. Confira a seguir algumas opções para todos os tipos de orçamentos, gostos e necessidades:
1. Beliche
A beliche é a solução mais prática e viável para dormitórios compartilhados, principalmente se a metragem do cômodo for pequena. Ela pode ser comprada facilmente em lojas especializadas em seu tamanho padrão, ou confeccionada sob medida e personalizada.
2. Bicama
A bicama é uma mão na roda para quem recebe hóspedes em casa, sem ocupar muito espaço. Como a segunda cama fica armazenada embaixo da peça principal, ela caberá perfeitamente em espaços reduzidos. E o melhor: sem atrapalhar a circulação no cômodo.
Leia também:
40 cabeceiras criativas para transformar o seu quarto 126084
3. Cama alta
A cama alta pode ter essa característica por diversos aspectos: ou por ter um baú embaixo do colchão, ou porque o colchão é alto, ou porque a sua estrutura oferece também gaveteiro e outros compartimentos em sua estrutura inferior. Perfeita para armazenar aquela baguncinha que a gente sempre precisa esconder.
4. Cama baixa
Muito utilizada em decorações montessorianas, a cama baixa é a peça ideal para um quartinho infantil. O modelo da imagem acima funciona como uma espécie de caixote, garantindo o minimalismo do espaço com precisão.
5. Com cabeceira lateral
Sabe aquele tipo de dormitório que também é utilizado como sala de estar de adolescentes que recebem vários amigos em casa? Pois bem, a cabeceira lateral se faz necessária nessas ocasiões! Com todo mundo usando a cama como sofá, é primordial garantir o conforto da garotada!
6. Com cabeceira
A cabeceira se tornou um item indispensável em grande parte das decorações por oferecer conforto e aconchego. A peça pode ser encontrada nos mais diversos tipos de materiais e modelagens, o que colabora para que o ambiente ainda fique ainda mais personalizado.
7. Com dossel
Uma decoração ao mais charmoso estilo colonial sempre conta com um dossel instalado na cama. A peça possui uma espécie de cortineiro, para receber um tecido responsável não só por embelezar a cama, mas também para garantir mais privacidade.
Leia também:
25 modelos de camas de todos os tipos para você escolher a sua 126084
8. Com estrutura de alvenaria
Concreto, tijolo, madeira, blocos… há diversos materiais que podem ser usados para confeccionar uma estrutura de alvenaria no dormitório. A escolha ficará por conta do estilo que deseja incluir na decoração – e também do orçamento de seu projeto.
9. Com gavetas e baús
A marcenaria planejada deste dormitório permitiu que a cama ganhasse multifuncionalidade: além de garantir uma boa noite de sono, a peça ganhou nichos laterais e gavetas em sua base, tornando-se um perfeito armazenador de pertences.
10. Com mosquiteiro
Assim como o dossel, o mosquiteiro é instalado sobre a cama como um véu, e são muito úteis principalmente em cidades litorâneas e interioranas. Mas, diferente da primeira opção, ele pode ser encontrado em diversos formatos, oferecendo versatilidade na decoração – de berços a camas king. Para as camas, o dossel é costurado em forma de quadrado, sem apenas um lado, que é onde encaixa a cama. Dessa forma, a proteção contra pernilongos e outros insetos é certeira!
11. De ferro
As tradicionais camas de ferro podem ser encontradas nas mais diversas cores e formatos, além de possuirem um charme irresistível! Ideal para quem busca uma decoração com um toque vintage.
12. De madeira maciça
Se a ideia é investir em uma peça para a vida inteira, não pense duas vezes antes de escolher uma cama de madeira maciça! Além de atemporais, elas também são super resistentes, e combinam com diversas propostas e estilos.
Leia também:
100+ inspirações para decorar com móveis de palete 126084
13. Estilizada
Quem nunca sonhou em ter uma cama estilizada? Seja com uma temática lúdica para a garotada, ou uma proposta mais madura para um dormitório de casal, elas podem ser a saída perfeita para quem busca uma decoração única e carregada de personalidade.
14. Flutuante
Com design moderno e arrojado, a cama flutuante conta com uma estrutura de apoio na parte central da peça, longe de nossos olhos, causando esta ilusão de ótica de que ela está levitando. Sua base é firme o suficiente para aguentar um colchão, sem precisar dos tradicionais estrados.
15. No futon ou tatame
Inspirada na cultura oriental, a cama baixa, instalada sobre um futon ou tatame, é extremamente confortável, e compõe perfeitamente uma decoração minimalista. E falando em decoração, para uma composição mais harmoniosa e equilibrada, o ideal é alinhar tudo ao redor de acordo com a altura da estrutura.
16. No pallet
De uns tempos para cá, o pallet, assim como os caixotes de feira, passaram a ser reaproveitados, e ganharam inúmeras utilidades. Neste projeto, bastou incluir duas peças para que uma cama de solteiro fosse criada. Fácil, econômica, e uma graça!
17. Planejada
Um projeto sob medida sempre será a solução perfeita para quem gosta de aproveitar cada cantinho do cômodo com precisão. Aliás, é dessa maneira que criamos uma decoração repleta de identidade e praticidade, principalmente em ambientes compactos. Nesse espaço, a cama pode ser fechada, dando espaço para o quarto se tornar uma pequena sala, no tamanho ideal para receber alguns amigos. Na hora do descanso, basta abrir a cama, como se fosse um armário basculante.
Leia também:
Cadeira de madeira: 40 modelos que encantam a todos pelo seu charme 126084
18. Redonda ou arredondada
Aquele ar romântico de um quartinho atemporal fica por conta da cama arredondada. Sua estrutura é semelhante a de uma cama box, porém com um formato diferente do convencional. Uma solução perfeita para incluir naquele cantinho do dormitório.
19. Rústica
O rústico deixou de ser uma característica exclusiva de decorações rudimentares, e passou a ser a melhor maneira de adicionar um certo aconchego na decoração. Perceba como esta cabeceira de madeira natural aqueceu o ambiente com precisão.
20. Sem cabeceira
Nem todo mundo gosta de incluir cabeceira na base da cama, e todo gosto pessoal deve ser respeitado, certo? Se você é uma pessoa que faz parte deste time, este projeto pode ser inspirador para você! Para a cama encostada no canto do dormitório, a parede geométrica cumpriu perfeitamente o papel na decoração personalizada do ambiente.
21. Sofá-cama
Quem busca uma solução versátil para cômodos com mais de uma finalidade, deve aderir sem dúvidas um sofá-cama! Há diversos modelos disponíveis no mercado, com inúmeras metragens diferentes, que correspondem tanto ao tamanho da cama de solteiro como a de casal.
22. Suspensa
Assim como as beliches, a cama suspensa é a melhor solução para dormitórios pequenos. Com elas, é possível criar outros ambientes, como um cantinho de estudo, ou adicionar uma nova cama, por exemplo.
Leia também:
Decoração boho: decore com muitas estampas e personalidade 126084
23. Tipo box
Um dos modelos mais populares e vendidos atualmente é a cama tipo box. Por não possuírem nenhum detalhe fora do convencional, elas são as mais versáteis, e se encaixam perfeitamente em qualquer estilo de decoração. Há ainda algumas opções com baú, ideais para apartamentos.
24. Triliche
As triliches modulares (vendidas a pronta-entrega em lojas especializadas) costumam ter dois tipos de formato: se parecem com uma beliche, mas com uma bicama adicional, na parte de baixo, ou seguem a ideia da beliche, mas com um andar a mais. Já projetos sob medida podem ter uma estrutura mais personalizada, como 3 camas estruturadas, ou uma peça suspensa e duas incluídas logo abaixo.
25. Vintage, retrô ou de época
Aquela peça com cara de herança da família é a que mais se caracteriza como “uma cama de época”. Ela pode ser de ferro, com cabeceira em arabesco, ou de madeira, com estrutura resistente. Aí é só usar a criatividade para compor as mais diversas decorações!
Depois desta lista completa, ficará mais fácil encontrar qual o tipo de cama mais adequada para o seu projeto. E se precisar de uma mãozinha a mais, não deixe de clicar aqui para conferir os 70 móveis que darão um charme ao pé da sua cama. Assim a sua decoração ficará completa!
O post Cabeceira de madeira: 70 modelos para renovar do zero o seu quarto apareceu primeiro em Tua Casa.
Cabeceira de madeira: 70 modelos para renovar do zero o seu quartopublicado primeiro em https://www.tuacasa.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário